Alexandra Alegre é arquitecta e professora auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Desenvolve estudos na área da arquitectura produzida em Portugal no século XX, da construção e da cidade com particular relevância atribuída aos espaços educativos e recreativos desenhados para a criança, bem como a cultura material associada à infância.
Tem participado em vários projetos de investigação com financiamento obtido em concursos nacionais e internacionais e orientado dissertações de mestrado e de doutoramento. De 2010 a 2013 integrou a equipa do projeto IN_Learning. Desde 2016 integra a equipa Re-Use of Modernist Buildings - Design Tools for Sustainable Transformations no âmbito do programa Erasmus+ Keyaction: Cooperation for innovation and the exchange of good practices. Actualmente é a investigadora responsável pelo projecto de investigação Atlas of School Architecture in Portugal _ Education, Heritage and Challenges (PTDC/ATP-AQI/3273/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É autora de várias publicações nacionais e internacionais, com artigos publicados em publicações com peer-review como o Construction History Journal e a Planning Perspectives, e organizou sessões em conferências internacionais (Docomomo 2016, EAHN 2018). É autora do livro Arquitectura Escolar. O Edifício Liceu em Portugal (1882-1978), publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2012.
Teresa Heitor
Teresa Heitor nasceu em Lisboa, em 1959. É professora catedrática do curso de Arquitectura do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa.
Formou-se em Arquitectura (1982, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, PT); obteve o grau de Mestre em Desenho Urbano (1984, pela Joint Centre for Urban Design, Oxford Brooks University, UK); doutorou-se em Engenharia do Território (1997, pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Lisboa, PT) e obteve a sua agregação em Arquitectura (2007, pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Lisboa, PT).
Actualmente é coordenadora da Área Científica de Arquitectura do IST. Nos últimos 20 anos tem lecionado disciplinas de licenciatura, mestrado e pós-graduação em Arquitectura, no IST. Ao longo deste tempo foi também responsável pelos programas do Mestrado Integrado em Arquitectura (1999-2003; 2005-08; 2010-16) e Doutoramento em Arquitectura (2008-13), tendo orientado vários alunos de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Tem sido nomeada para vários júris de Doutoramento e de Agregação nacionais e internacionais.
É especializada em análise espaço-funcional no contexto teórico e analítico conhecido como “sintaxe espacial”, estudando a relação entre o utilizador e ambiente construído. A sua investigação foca-se na relação entre espaço, forma e função e no desenvolvimento de modelos que permitam simular o impacto de novas exigências sociais, bem como ferramentas de análise no âmbito da análise pós-ocupação. A sua investigação actual, pretende compreender os aspectos sócio-espaciais associados aos espaços de aprendizagem em ambientes urbanos, i.e., de espaços onde ocorram modelos de aprendizagem estruturada e não estruturada, interacções sociais e re-actuação do conhecimento. É dada particular atenção à aprendizagem assistida por tecnologias e ambientes de investigação.
O seu interesse investigação foca-se também em modelos inovadores de aprendizagem aplicados a problemas reais e actuais sobre os quais tem publicado vários artigos.
No âmbito do programa Doutoral em Arquitectura coordena o modulo de Estudos Espaço-Funcionais, onde se examinam a interface entre o ambiente construído e os resultados sociais e o seu impacto do desenho urbano nos utilizadores e nos seus comportamentos em edifícios complexos como escolas, universidades e espaços de trabalho.
Está envolvida com o Directory of Education da OCDE, através do Centre for Effective Learning Environments (CELE), em diferentes actividades de investigação e consultoria no domínio do desempenho e qualidade dos edifícios escolares. Desde 2005, integra o Group of National Experts on Evaluation of Education Facilities (GNEEEF) e coordena o International Pilot Study no Evaluation of Quality in Educational Spaces (EQES) (2007-2010). Entre 2010 e 2012 foi delegada Portuguesa na OCDE-CELE.
Integra o comité científico do grupo Simpósio Internacional de Sintaxe Espacial e presidiu o comité de organização do 11º Simpósio Internacional de Sintaxe Espacial, decorrido em Lisboa de 3 a 7 de Julho 2017 (www.11ssslisbon.pt).
Além da sua actividade como docente e investigadora é regularmente convidada para promoção de conhecimento junto dos agentes políticos e público em geral.
Desenvolve com regularidade avaliações estratégicas de ensino superior e avaliação de pares em comissões e conselhos científicos nacionais e europeus.
Ana Tostões
Ana Tostões é doutorada, arquitecta, historiadora e crítica de arquitectura, presidente do Docomomo International e editora do docomomo Journal. Professora Catedrática e coordenadora do Programa de Doutoramento em Arquitectura no IST-Universidade de Lisboa. Foi professora convidada em universidades internacionais de referência.
Formou-se em Arquitectura pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL,1982), concluiu o mestrado em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (UNL,1994) com a tese intitulada Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50 (FAUP Edições, 1997) e doutorou-se pelo Instituto Superior Técnico (IST-UL 2003) com a tese Cultura e Tecnologia na Arquitecta Moderna Portuguesa (Idade Maior, FAUP Ed., 2015, X Prémio BIAU 2016).
O seu campo de pesquisa é a história crítica e teoria da arquitetura contemporânea, com enfoque nas relações entre a modernidade Europeia, Americana, Africana e Asiática. Sobre estes assuntos, publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições e participou em júris, comités científicos e palestras em todo o mundo. Foi a investigadora responsável do projecto “Exchanging World Visions / Visões Cruzadas do Mundo”, focado na arquitectura africana subsariana desenvolvida no período do Movimento Moderno, e é actualmente investigadora responsável do projecto “CuCa_RE: Cure and Care_the rehabilitation / CuCa_RE: Curar e Cuidar_a reabilitação”, focado na reabilitação de estabelecimentos de saúde.
Entre outros cargos, ocupou o cargo de assessora científica do IPPAR para o Inventário da Arquitectura do Movimento Moderno e foi Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos e da Secção Portuguesa da AICA.
Áurea Adão
Áurea Adão é licenciada em História pela Universidade de Lisboa, possui o grau de “Docteur du 3ème cycle en Sciences de l’Éducation” pela Universidade de Bordéus II (França) e de Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Universidade de Lisboa. É investigadora da Fundação Calouste Gulbenkian, na situação de reformada, e, atualmente é investigadora colaboradora da UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (1997-2009), sua vice-reitora para a Investigação e Doutoramentos (2008-2009). Foi reitora da Universidade Lusófona Baltasar Lopes da Silva, em Cabo Verde (2006-2007). Recebeu, em 1997, o Prémio “Dr. Rui Grácio” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Entre 1993 e 1995, foi membro da Direção da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE). É sócia da Associação de História da Educação de Portugal e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Tem sido co-organizadora de atividades científicas nacionais e internacionais no âmbito das Políticas Educativas e da História da Educação.
É autora, co-autora e organizadora de um amplo conjunto de estudos no âmbito da História da Educação, publicados em livro e em revistas nacionais e estrangeiras.
Francisco Teixeira Bastos
Francisco Teixeira Bastos é Professor Auxiliar de Arquitectura no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Desenvolve a prática de ensino, tanto na graduação como na pós-graduação, bem como em pesquisa e outras atividades de divulgação. Como membro da CiTUA, sua atividade de pesquisa concentra-se na pesquisa baseada na prática de projecto e envolve uma reflexão sobre o estado do ensino da arquitectura e da cidade e medidas de resultados para o futuro; avaliação de protocolos, estratégias e procedimentos de design; desenvolvimento de plataformas de design integrativo e ferramentas de design colaborativo.
Francisco é arquitecto registado em Portugal com experiência prática desde 1986. Depois de ter trabalhado com Manuel Vicente (1989-1994), criou o Atelier dos Remédios em 1997, juntamente com Madalena Cardoso de Menezes. Eles estão envolvidos em obras privadas e públicas, como casas e escolas. O seu trabalho foi publicado em várias revistas internacionais e foi apresentado em palestras na Europa, China e América Latina. Ganharam o Prémio Valmor 2011 (Câmara Municipal de Lisboa, Portugal). Em 2012 integra o SITE OCDE de Boas Práticas de Educação com a Modernização da escola Secundária Rainha Dona Leonor e integrou a lista final para prémios de arquitectura para a educação em 2013 (prêmio WAN) e 2015 (prêmio AR) com a “Modernização Escola Secundária Rainha Dona Leonor”.
Francisco é membro da comissão portuguesa de normalização BIM, desde 2015
João Paulo Martins
João Paulo Martins (Lisboa, 1965)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD)
Licenciado em Arquitetura (FA, UTL, 1988); Mestre em História da Arte (FCSH, UNL, 1995); Diploma de Suficiência Investigadora (ETSAM, UPM, 2002); Doutor em Arquitetura (UTL, 2006).
Foi investigador principal do projecto “Móveis Modernos. A atividade da Comissão para Aquisição de Mobiliário no âmbito da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. 1940-1980”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/AUR-AQI/115660/2009). Foi comissário das exposições “Daciano da Costa, Designer” (Fundação Calouste Gulbenkian, 2001) e “O respeito e a disciplina que a todos se impõe. Mobiliário para edifícios públicos em Portugal. 1934>1974” (MUDE, Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, 2014).
Tem investigado e publicado sobre História da Arquitetura Contemporânea e do Design em Portugal.
Gonçalo Canto Moniz
Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e foi membro da Direcção Executiva do Centro de Estudos Sociais da UC (2014-2017). Licenciado em Arquitectura em 1995 no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é Professor Auxiliar, membro da Comissão Editorial da e|d|arq e editor da revista de cultura arquitectónica, JOELHO. Doutorado pela Universidade de Coimbra com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" em 2011.
Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Investiga e lecciona sobre o reuso de edifícios modernos, no âmbito do projecto europeu Reuse of Modernist Buildings financiado pelo Erasmus+, sendo coordenador da equipa da Universidade de Coimbra. Participa também no projecto Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal, financiado pela FCT. Tem investigado e publicado sobre a Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).
Patrícia Lourenço
Patrícia Lourenço é Arquitecta e Professor Auxiliar Convidada no IST, onde leciona Projecto de Arquitectura no segundo ano do Mestrado Integrado em Arquitectura. Formou-se em Arquitectura em 1996 na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2002 finalizou o Mestrado em Arquitectura no IST, Universidade de Lisboa, incidindo na sustentabilidade de materiais construtivos, com tese sob o tema viabilidade técnica e económica da reutilização da Arquitectura de Terra. Desde então está envolvida na pesquisa e promoção de práticas de promoção e conservação do património da Arquitectura de Terra, bem como as suas técnicas construtivas, mapeamento e acções de divulgação, através da participação em grupos de investigação, livros, redacção e revisão de artigos científicos, conferências e workshops.
Em 2015 conclui o Doutoramento em Arquitectura no IST com a pesquisa na optimização da sustentabilidade em edifícios através de estratégias direcionadas ao utilizador e à monitorização de dados, tendo como casos de estudo os edifícios escolares.
As principais áreas de interesse incluem 1) Arquitectura Sutentável Baseada em Evidência 2) Avaliação Pós-ocupação & Monitorização de edifícios 3) Comportamento dos utilizadores para a modelação e simulação da performance energética dos edifícios.
No âmbito da disseminação dos resultados do seu trabalho publica artigos em conferências e em revistas da especialidade e é consultora externa no European Council of Architects no tema “Responsible Architecture”.
Actualmente participa nos seguintes projectos de investigação no IST: 1) RMB – re-use of modernist buildings (www.rmb-eu.com); 2) ATLAS of School Architecture in Portugal – Education, Heritage and Challenges (PTDC/ATP-AQI/3273/2014).
É Membro da Ordem dos Arquitectos desde 1999 e mantem a sua prática profissional desde então.
António Gago
Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico (IST), Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Geo-recurssos (DECivil), atualmente é Director Executivo do DECivil e Director dos Laboratórios do DECivil. É membro Sénior com a Grau de Especialista em Estruturas da Ordem do Engenheiros. Foi fundador e é o atual Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC). Desenvolve atividade de investigação no IST, enquanto membro efectivo do centro de investigação CERIS, com trabalho nas áreas científicas da Análise Estrutural, Avaliação Sísmica das Construções e História da Construção. Na análise e dimensionamento de estruturas (novas e antigas) tem trabalhado com especial incidência em estruturas de alvenaria, não obstante, seja autor de diversos projectos de estruturas de betão armado, aço estrutural e madeira. Leciona no IST as disciplinas do ramo de estruturas dos cursos de mestrado em Engenharia Civil e Arquitetura. Orientou e oriente diversos trabalhos de Mestrado e Doutoramento em Engenharia Civil e Arquitectura. Participou, enquanto consultor, nos estudos de avaliação sísmica das escolas secundárias intervencionadas no âmbito do programa de reabilitação das construções escolares da Parque Escolar. É autor de diversas publicações em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais, bem como em Conferências Científicas Nacionais e Internacionais. Organizou, e lecionou, diversos cursos sobre reabilitação e reforço estrutural e foi palestrante em eventos científicos e técnicos.
Maria Bacharel
Maria Bacharel é Arquitecta e investigadora no Instituto Superior Técnico em Lisboa. O seu domínio principal de investigação é a Arquitectura escolar, tendo-se doutorado em 2015 com a tese sob o título “In-between Formality and Informality. Learning Spaces in University Context” à qual foi atribuída o prémio “Glenn Earthman Outstanding Dissertation Award” pela International Society of Educational Planning em 2016.
Os seus interesses de investigação incidem nas características e morfologia dos espaços de transmissão de conhecimento, bem como nas pedagogias praticadas, e comportamentos sociais e culturais a eles associados.
Trabalhou no projecto de investigação IN_LEARNING, que incidia no estudo espaço-funcional de ambientes de aprendizagem universitários. Desde 2016 faz parte da equipa do projecto de Investigação ASAP-EHC (Atlas of School Architecture In Portugal - Education, Heritage and Challenges).
Foi membro do Comité de Organização do 11th International Space Syntax Symposium em Julho de 2017 (www.11ssslisbon.pt).
Ana Fernandes
Ana Fernandes é arquitecta e investigadora no Instituto Superior Técnico. Formou-se em 2013 com a tese de mestrado “O Edifício Sede BNU. Reutilização adaptativa no contexto da Baixa Pombalina: de Banco a Museu”, que pretendia contribuir para a preservação da memória e integridade do edifício e informar as intervenções arquitectónicas de remodelação e reabilitação que estavam a ser planeadas.
Iniciou a sua actividade profissional como arquitecta no atelier de Teresa Nunes da Ponte, entre 2013 e 2016, colaborando, entre outros, em projectos de arquitectura, concursos e projectos editoriais. Em 2016, integra a equipa multidisciplinar do projecto de investigação Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal_Educação, Património e Desafios, que procura aprofundar o conhecimento sobre o património escolar em Portugal. Este é um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico em parceria com a Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência.
Susana Marcos
Susana Marcos licenciada em História e com especialização em Ciências Documentais, vertente Arquivo, pela Universidade Autónoma de Lisboa trabalha na área desde 2005, com experiência em arquivos correntes, intermédios e definitivos (ou históricos) na vertente pública e empresarial.
De 2005 a 2009 participou em vários projectos para o Estado, na administração central e local, onde desempenhou diversas funções nos arquivos, tanto na análise de espólios, organização, avaliação, descrição, disponibilização aos utilizadores, curadoria, formação...
De 2009 a 2011 trabalhou no projecto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação) numa parceria entre a Secretaria Geral do Ministério da Educação e a Parque Escolar, E.P.E. e de 2012 a 2015 trabalhou na Parque Escolar, E.P.E. Neste projecto teve contacto com as escolas sujeitas ao plano de reestruturação, antes e pós-obras.
Em 2016 colaborou com o Comité Olímpico de Portugal no tratamento do Arquivo Fotográfico e na montagem de exposição para a celebração do "Dia Olímpico".
No 4.º trimestre de 2016 e durante o ano de 2017 ingressou no projecto ASAP_EHC - Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal_Educação Património e Desafios, no tratamento do arquivo: organização, classificação, descrição de documentação, apoio na digitalização e preparação da informação para a base de dados.
Em 2018 nova colaboração com o Comité Olímpico de Portugal no tratamento do arquivo textual.
Pedro Namorado
Pedro Namorado Borges (Lisboa, 1983) é arquitecto (FAUTL, 2007) e investigador. Enquanto arquitecto, os seus projectos desenvolvidos em Portugal, de reabilitação e construção nova nas áreas da habitação, hotelaria e edifícios de educação escolares públicos. Estagiou como investigador na Universidade de Tokyo (2007), participou em diversos workshops e cursos teórico-práticos, obteve uma pós-graduação em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemprâneos no ISCTE (2013). No ICS-Ulisboa (2017-2018) colaborou nos projectos, ‘A Vida do Bairro Marechal Carmona em Cascais: Retrato Demográfico e Social, 2018’ e 'Habitação. Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal. 1918-2018'. Está a preparar um doutoramento sobre os impactos das políticas públicas de habitação nas áreas rurais. Coordenou, com Vanda Maldonado, o livro “Vítor Figueiredo: Projectos e Obras de Habitação Social 1960-1979” (Ed. Circo de Ideias: 2015).
Carolina Ferreira
Carolina Ferreira é arquiteta e estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal, onde frequenta o programa de doutoramento Cultura Arquitetónica e Urbana, com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Colabora também com o projeto “ATLAS of School Architecture in Portugal – Education Heritage and Challenges” e com o grupo de investigação multidisciplinar “DRAPES – Design, Research and Practice in Educational Spaces European Network”.
Desenvolve estudos, juntamente com Gonçalo Canto Moniz, sobre a atualidade das espacialidades educativas na região centro de Portugal, a partir da análise da relação que os alunos têm com a escola e com a área urbana circundante. Metodologicamente, explora a análise cartográfica combinada com métodos participativos de investigação, construindo uma ferramenta de apoio à compreensão e renovação da arquitetura escolar e urbana. Está particularmente interessada na forma como a investigação em arquitetura pode contribuir para melhorar globalmente as espacialidades educativas e a rede pública onde as escolas, a cidade, as políticas educativas e as pessoas fazem parte.
Apresentou o seu trabalho em conferências internacionais, nomeadamente em Santiago do Chile (AIHU, 2016), Copenhaga (NERA, 2017), Coimbra (RMB, 2108) e Nova Iorque (AERA, 2018).
Catherine Burke
Catherine Burke é historiadora de educação. A sua pesquisa incide na educação progressiva do séc. XX e XXI com ênfase no contexto material. Colabora com arquitetos desenhando escolas que beneficiam de conhecimento do passado para melhor servirem a criança de hoje. Atualmente colabora na transferência transatlântica sobre design da educação na era do “ensino aberto” nas décadas de 1960 e 1970.
Justino Magalhães
Justino Pereira de Magalhães – Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1978), Doutoramento em História da Educação pela Universidade do Minho (1994), Agregação em História da Educação e da Pedagogia pela Universidade do Minho (2000); Pós-Doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris), sob orientação de Roger Chartier (2010);
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Historiador da Educação; Vice-Presidente do Conselho Científico; Membro do Senado da Universidade de Lisboa (2011 -2017); Coordenador da Secção de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade de Lisboa (2006-2009); Coordenador da Área de Investigação e Ensino de História e Psicologia da Educação (2009-2017); Coordenador da Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (1996-1998);
Coordenador e Co-Coordenador do Curso de Doutoramento em História da Educação; Responsável pelo Mestrado em Educação e Leitura (2003-2009); Responsável por Programas de Formação (Graduação, Mestrados, Programas Curriculares de Doutoramento, Seminários); Orientador de Dissertações, Teses e Pós-Doutoramentos, em História da Educação e História da Cultura Escrita;
Coordenador Científico do Projecto de Investigação PTDC/CPE-CED/116938/2010: Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986)” (2011-2014);
Consultor do Projecto ATLAS da Arquitectura Escolar em Portugal - Educação, Património e Desafios. Referência PTDC/ATP-AQI/3273/2014; Instituição Principal - Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID); Investigadora Responsável – Alexandra Alegre IST-ID; Unidade de Investigação Adicional - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF/IE/UL);
Professor Visitante de Universidades Brasileiras;
Revisor de Revistas nacionais e internacionais;
Editor de Newsletter – A Investigação Científica no Instituto de Educação (2015-2017);
Prémio Rui Grácio, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (1994).
Perfil
Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação; Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa. Historiador da Educação. Professor Visitante de Universidades Brasileiras; orientador de mestrados e doutoramentos; supervisor de pós-doutoramentos.
Principal eixo de investigação, publicação, leccionação, orientação: cultura escrita/ educação-instituição, períodos moderno e contemporâneo. Linhas temáticas e principais domínios de investigação e publicação: 1) História da Educação e da Escolarização; História das Instituições Educativas; 2) História do Local e do Município Pedagógico; 3) História da Cultura Escrita, da Alfabetização e do Livro Escolar.
Mark Dudek
Mark Michael Dudek (nascido a 4 de Maio de 1955) é um Arquitecto, Designer, Escritor e Educador Britânico. Dudek é o fundador de Mark Dudek Associates, estabelecido em Londres em 1991 com experiência significativa em escolas, centros escolares e equipamentos focados na criança. Os seus projectos incluem The Glasshouse Café para o Royal Horticultural Society em Surrey, UK, The Wyndham Nursery and School for Children with Learning Difficulties em Wyndham, Richmond upon Thames, UK e o Thomas MacDonagh’s Heritage Centre em Cloughjordan, Irish Republic.
Dudek foi orador convidado em inúmeras conferências por todo o mundo na temática das escolas e espaços da criança, e foi Investigador na School of Architecture, University of Sheffield entre 2002 e 2017. Escreveu vários livros de referência sobre edifícios escolares e a criança na cultura urbana, sendo o mais recente How Children Learn from Architecture and the Environment (no perlo: 2019 Routledge). A pesquisa de Dudek é reconhecida por demonstrar a evidência entre o espaço arquitetónico, pedagogia e resultados educacionais.