Âmbito e conteúdo
"Projeto de arquitetura constituído por peças escritas (volumes n.ºs 741 e 742) e peças desenhadas (volumes n.ºs 743 e 744).
O primeiro volume das peças escritas inclui: o original do parecer com n.º 1052 do Conselho Superior das Obras Públicas e cópias; memória descritiva assinada pelo arquiteto José Costa e Silva, Eng.º António Joaquim Simões Crespo e visto pelo Eng.º Administrador Delegado José de Lencastre e Távora, com data de 8 de julho de 1939; cálculos estruturais e 11 peças desenhadas relativas aos cálculos estruturais. O segundo volume de peças escritas (volume n.º 742) inclui orçamento; medições; caderno de encargos; cálculos; preços simples; bases de preços e preços compostos.
O primeiro volume das peças desenhadas inclui 44 peças, composto por: índice; planta geral; planta topográfica; perfis; alçados; cortes; pormenores construtivos; canalizações de águas; águas pluviais e esgotos e fundações. O segundo volume de peças desenhadas (volume n.º 744) inclui 30 peças e contém: desenhos de estabilidade e 8 peças referentes ao projeto da instalação elétrica."
Notas
Projecto desenvolvido no âmbito do Plano para a construção de novos Liceus (Decreto-lei n.º 28604, de 21 de Abril de 1938).
Artigo na "Liceus de Portugal" N.º 52 - Abril 1946.
Antes de funcionar em edifício novo, o estabelecimento de ensino estava instalado no Seminário Patriarcal (antigo Colégio da Companhia de Jesus). Até a aprovação do projeto do novo Liceu de Santarém, este ocupava dependências que eram do Seminário da cidade, o qual funciona na parte restante do edifício.
No processo de digitalização alguns desenhos estão parcialmente cortados dada a sua dimensão (volume n.º 743).
Informação complementar
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=21204
Nóvoa, António, and Ana Teresa Santa-Clara. 2003. Liceus de Portugal: histórias, arquivos, memórias. Porto: ASA. p.707-728.