Âmbito e conteúdo
Projeto constituído por peças escritas (volumes n.ºs 274 e 275) e peças desenhadas (volumes n.ºs 276 e 277).
O volume n.º 274 (1.º volume) inclui: parecer com carimbo n.º 001353 do Conselho Superior de Obras Públicas; cópia do parecer da Câmara Municipal de Faro sobre projeto, com data de 2 de abril de 1942; índice; memória descritiva e justificativa, de março de 1942; custo da obra, com data de março de 1942, com assinatura do Arq.º José Costa Silva, Eng.º Gabriel Ribeiro de Matos e Eng.º Administrador Delegado José de Lencastre e Távora; orçamento (orçamento segundo os preços da construção de junho de 1937); programa geral para a elaboração dos projetos dos liceus; cálculos justificativos da cobertura; cálculos justificativos das vigas de madeira; justificação dos elementos de betão armado de vários desenhos; instalação da iluminação elétrica, sinalização e de telefones internos e distribuição e estimativa do mobiliário.
O volume n.º 275 (2.º volume) inclui: caderno de encargos; medições gerais; resumo das medições; preços simples e compostos e orçamento.
O volume n.º 276 é composto por 40 desenhos e inclui: 1 prova fotográfica p/b com imagem da fachada principal do Liceu; índice; planta de localização; planta geral; planta das fundações; plantas dos vários pavimentos; alçados; cortes e pormenores (entrada principal; escadas; caixilharias; guarda-ventos; portas; átrio; balneários; ginásio; vedação e escadaria da entrada).
O volume n.º 277 é composto por 27 peças e inclui: índice; plantas das fundações; plantas dos vários pavimentos; pormenores (vigas; pavimentos; vergas; canalizações dos laboratórios e anfiteatro); estrutura do madeiramento do telhado; instalação elétrica; planta da sinalização dos telefones e implantação de mobiliário nos vários pavimentos.
Notas
Projecto desenvolvido no âmbito do Plano para a construção de novos Liceus (Decreto-lei n.º 28604, de 21 de Abril de 1938).
Segundo referência da memória descritiva, o Liceu de Faro, à data, era o único Liceu Nacional no algarve.
Equipa do projeto:
- Arq.º José Costa e Silva - parte de arquitetura;
- Eng.º Gabriel Ribeiro de Matos - parte de engenharia civil excluindo cobertura;
- Eng.º Pedro Rodrigues Cavalleri Martinho - cobertura;
- Eng.º António Carvalho Lopes Monteiro - parte eletrótécnica;
- Jorge Neto Tavela de Sousa - mobiliário.
No processo de digitalização o desenho n.º 2 ficou parcialmente cortado dada a sua dimensão.
Informação complementar
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=20450
Nóvoa, António, and Ana Teresa Santa-Clara. 2003. Liceus de Portugal: histórias, arquivos, memórias. Porto: ASA. p.281-298.