Âmbito e conteúdo
Projeto de amplicação referente ao ginásio e alterações no antigo edifício, constituído por peças escritas (volume n.º 255) e peças desenhadas (volume n.º 254).
O volume das peças escritas inclui: informação sobre o parecer do Conselho Superior de Obras Públicas; parecer com carimbo n.º 001087 do Conselho Superior, com data de homologação de 30 de outubro de 1939 e carimbo com despacho n.º 4946; memória descritiva e justificativa com relato da história do edifício; cálculos; mapas de medições; pormenor de medições; medições retificadas, de janeiro de 1941; preços compostos; orçamento, com data de 6 de outubro de 1939; estimativa de obras não orçamentadas; estimativa geral; caderno de encargos; plano provável dos trabalhos da empreitada; instalação elétrica e orçamento total.
O volume das peças desenhadas é composto por 27 peças e inclui: índice; planta geral e planta de conjunto; planta das fundações dos vários pavimentos; elementos de construção; canalizações; mobiliário; alçados; cortes; vários pormenores e instalação elétrica.
Notas
É importante a leitura da memória descritiva para perceber a história do edifício e do projeto de ampliação.
O edifício foi partilhado por várias instituições ao longo dos tempos e por algumas entidades em simultâneo.
Este projecto de ampliação foi desenvolvido no âmbito do Plano para a construção de novos Liceus (Decreto-lei n.º 28604, de 21 de Abril de 1938).
Equipa do projeto:
- Arq.º José Sobral Blanco - projeto do ginásio;
- Jorge Tavela de Sousa - ante-projeto das obras do antigo edifício;
- Eng.º Francisco de Melo Ferreira de Aguiar - cálculos de betão armado e cobertura metálica;
- Eng.º António Carvalho Lopes Monteiro - instalação elétrica;
- Eng.º Gabriel Ribeiro de Matos - coordenação do projeto