Produtor
Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário
Autores do projeto
Francisco da Costa Feio Assis
Pedro Cavalleri Rodrigues Martinho
Autores do parecer José Costa e Silva Américo Pedrosa Valente Gabriel Ribeiro de Matos
Âmbito e conteúdo Projeto constituído por 3 volumes de peças escritas e 2 volumes de peças desenhadas.
O volume n.º 211 contempla as peças escritas e inclui: parecer; índice; memória descritiva e justificativa; aspeto geológico do terreno; programa; cálculos; caderno de encargos; medições; mapas de medições; orçamento; cálculos da eletricidade e estimativa do mobiliário.
O volume n.º 210 inclui 53 peças desenhadas, composto por: planta topográfica do local; planta geral; planta das fundações; plantas dos vários pisos; coberturas; alçados; cortes; pormenores de construção; instalação elétrica e mobiliário.
O volume n.º 209 contempla as peças escritas e inclui: caderno de encargos; medições e orçamento. Parte da informação é cópia do volume n.º 211, mas na parte dos orçamentos verifica-se que tem uma data posterior sem aprovação, ou homologação.
O volume n.º 208 inclui 26 peças desenhadas, composto por: índice dos desenhos alterados; planta geral; planta das fundações; plantas dos pisos; coberturas; alçados; cortes e elementos construtivos.
O volume n.º 207 (refere na capa - Aditamento 1) contempla peças escritas e inclui: medições dos trabalhos que foram substituidos (18/04/1944); orçamento e 6 peças desenhadas, tais como: planta das fundações; 1.º e 2.º pisos e elementos construtivos.
Notas No volume n.º 211, na memória descritiva verifica-se a referência à autoria do projeto do Liceu da Infanta D. Maria, de Coimbra, que foi elaborado pelos serviços técnicos da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário, tomando por base um projeto análogo, não aprovado de autoria do Arq.º Manuel Fernandes de Sá. Verifca-se a lista de técnicos, tais como:
- Arq.º Francisco da Costa Feio Assis (parte de arquitetura);
- Eng.º Pedro Cavalleri Martinho (parte de engenharia civil);
- Eng.º António Carvalho Lopes Monteiro (parte de eletrotécnica);
- Agente Técnico Alfredo de Oliveira (organização e orçamento);
- Jorge Neto Tavela de Sousa (mobiliário).
Projecto desenvolvido no âmbito do Plano para a construção de novos Liceus (Decreto-lei n.º 28604, de 21 de Abril de 1938).
Informação complementar Nóvoa, António, and Ana Teresa Santa-Clara. 2003. Liceus de Portugal: histórias, arquivos, memórias. Porto: ASA. p.203-222.