Âmbito e conteúdo
"Documentação sobre vários assuntos acondicionada em várias caixas com a seguinte informação: volume n.º 650 inclui documentação sobre vários assuntos, tais como: processo sobre reparação de estragos causados por temporal, com lista de designação das obras (1948); obras de conservação urgente da cobertura do Liceu D. Manuel II (1952-1954); obras de construção, com troca de correspondência com memorial do Reitor do Liceu para a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1958); substituição do pavimento; fornecimento de mobiliário, com troca de correspondência; propostas; caderno de encargos; contratos; auto de consignação de trabalhos; boletins de cadastro de empreiteiros (1958-1962); processo de remodelação e reparação da instalação elétrica e diversos trabalhos (1.ª e 3.ª fase) no Liceu D. Manuel II, com troca de correspondência; memória descritiva; caderno de encargos; orçamentos e peças desenhadas dos vários pisos são de 1963 (1962-1965).
O volume n.º 648 inclui continuação do processo de remodelação da instalação elétrica, com os vários documentos dos candidatos ao concurso e repetição das peças desenhadas; processo de ampliação da ala poente, com peças desenhadas (1966); processo com o orçamento de obras de reparação da Casa da Bateria, edifício onde teve instalado o Liceu Rodrigues de Freitas (1929); processo de ampliação do Liceu com memória descritiva, de 22 de agosto de 1956 e 1 peça desenhada com ampliação do 1.º andar; memória descritiva de 25 de julho de 1957; medição; 3 provas fotográficas p/b 6x6 cm, com aspeto do exterior do Liceu; 4 peças desenhadas, com planta de ampliação e alçados (1956-1957); processo de remodelação e reparação da instalação elétrica (2.ª fase) no edifício ainda com a designação de Liceu D. Manuel II, com memória descritiva, com data de aprovação de 13 de novembro de 1963; condições especiais do caderno de encargo; orçamento; 9 peças desenhadas sobre a instalação elétrica nos vários pisos do Liceu e catálogos com equipamento telefónico (1962-1963); processo de instalação elétrica da sala de conferências; para a biblioteca com memórias descritivas e peças desenhadas.
O volume n.º 649 inclui continuação dos processos já referidos anteriormente, mas com informação referente à parte administrativa e financeira das obras, tais como: relações de valores e designações de trabalhos; autos de receção definitiva de empreitadas; obras de conservação e processos de concurso; processos de concurso público, duplicação de informação já identificada anteriormente e 1 peça desenhada do ante-projeto da fachada principal do Liceu Rodrigues de Freitas, com assinatura do Arq.º José Marques da Silva (a peça desenhada não apresenta data)."
Notas
"A atual Escola Básica e Secundária de Rodrigues de Freitas foi criada em 1906 sob a designação de Lyceu Nacional Central da 2.ª Zona Escolar do Porto.
Inicialmente instalado em instalações provisórias dispersas pela cidade, ocupa desde 1933 o edifício onde se encontra atualmente, junto à Igreja de Cedofeita, inaugurado sob a designação de Liceu de D. Manuel II.
O edifício foi projetado pelo arquiteto José Marques da Silva, com capacidade para 1000 alunos em regime de turno único. A construção decorreu entre 1927 e 1933, embora algumas obras se tenham prolongado até 1939. Entre 1956 e 1958, foi alvo de intervenção segundo projeto do Arq.º Fernandes de Sá, envolvendo a construção de um novo piso de salas de aula no corpo poente, e adaptações nos corpos norte e sul, permitindo uma lotação de 1500 alunos."