Produtor
Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário
Autores do projeto
Francisco José Castro
Âmbito e conteúdo "Projeto de arquitetura constituído por peças escritas e peças desenhadas e organizado em volumes da área de Engenharia e de Arquitetura.
Os volumes de Engenharia distribuem-se entre o volume n.º 194, que inclui as peças escritas e contém: memória descritiva e justificativa e cálculos e o volume n.º 189 de peças desenhadas que inclui 40 peças e contém: várias plantas dos diferentes corpos referentes às estruturas.
Os volumes de Arquitetura, também incluem peças escritas e desenhadas, com o volume n.º 190 composto por 51 peças desenhadas e inclui: índice; planta do conjunto; de implantação; coberturas; cortes; alçados e vários pormenores. O volume n.º 195 é cópia do anterior.
O volume n.º 192 inclui 40 peças desenhas, composto por: plantas dos vários corpos sobre estruturas.
O volume n.º 193 contempla as peças escritas e inclui: parecer; memória descritiva e justificativa do Arq.º Francisco José de Castro, com data de 4 de julho de 1962; custo da obra; caderno de encargos; medições (organizadas pelos vários corpos); mapas das medições e orçamento. O volume n.º 191 é uma cópia do volume n.º 193, só excluí o parecer.
Os volumes de Arquitetura da 2.ª fase distribuem-se pelo volume n.º 200 com peças escritas, composto por: nota geral; parecer; memória descritiva e justificativa; cálculos; programa do concurso; caderno de encargos; mapas de medições e orçamentos.
O volume n.º 199 é a sequência do volume n.º 200 e contempla as medições.
O projeto foi aprovado em 22 de dezembro de 1969.
O volume n.º 198 inclui 94 peças desenhadas, composto por: índice; planta geral; alçados; cortes; estruturas; vários pormenores.
O volume n.º 197 é uma cópia do volume n.º 198, só excluí o índice.
Notas Neste projeto de engenharia está a faltar um volume referente às peças escritas e um volume das peças desenhadas;
O volume n.º 200 inicia com uma "Nota geral", onde refere que a Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário foi integrada na Direção Geral das Construções Escolares de acordo com o Art.º 1.º do Decreto Lei n.º 49 169, de 5 de Agosto de 1969. Para todos os efeitos é a Direção das Instalações para o Ensino Secundário e Médio da Direção Geral das Construções Escolares que substitui a Junta das Construções extinta em 31 de Setembro de 1969.
Informação complementar "2ª Fase
Área coberta: 3444 m2
Superfície de Pavimentos: 7445 m2
Custo total das instalações 15889 contos
Data da conclusão da obra: 1972
População escolar: 800 alunos (mista)
Discriminação das dependências: Fruteiro, adega, lagar e destilaria, nitreira, silo para forragens, pocilga, depósito para combustíveis, lar para alunas na "Casa do Bispo", matadouro, salsicharia, leitaria, manteigaria, queijaria, lagar de azeite, vacaria, cavalariças, laboratório, aviário, adegas."
in Novas Instalações para o Ensino construídas entre 1968 e 1972, MOP-JCETS