Âmbito e conteúdo
Projeto constituído por peças escritas (volume n.º 345) e peças desenhadas (volume n.º 349).
O volume das peças escritas inclui: índice; parecer, com data de homologação de 17 de dezembro de 1957; cópia do ofício enviado pela Câmara Municipal de Alcobaça à Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário em resposta a um ofício sobre o projeto da escola, com data de 21 de novembro de 1957; memória descritiva e justificativa, com a mesma data de homologação ("Deste modo, resolveu o Governo localizar todas as instalações da Escola nessa propriedade onde funcionou durante muitos anos a Escola Agrícola Vieira Natividade."); custo da obra; programa das instalações; mapas de acabamentos; cálculos; caderno de encargos; medições; mapas de medições e orçamento.
O volume das peças desenhadas é composto por 58 peças e inclui: índice; planta geral; planta das fundações; plantas dos vários pavimentos; coberturas; fundações; alçado; cortes; vários pormenores (escadas; caixilharias; portas interiores e exteriores) e betão armado.
Notas
Equipa do Projeto:
- Arq.º José Costa Silva (arquitetura);
- Joaquim F. Infante (medições e orçamento);
- Eng.º Nuno Kruss Abecassis (cálculos e desenhos de betão armado).
Informação complementar
"As novas instalações da Escola Técnica de Alcobaça ficaram situadas na extensa propriedade agrícola do Estado, onde funcionou durante muitos anos a Escola Agrícola Vieira Natividade. Uma vez que seria desaconselhável dotar a Vila de Alcobaça de duas escolas foram os novos edifícios localizados na citada propriedade.
Além dos Cursos Elementares de Especialização Profissional Agrícola, serão ministrados, para uma população escolar de 800 alunos, os cursos do Ciclo Preparatório e Complementares de Aprendizagem - serralheiro, ceramista e comércio.
Início da obra: 12-05-1958;
Conclusão: 15-03-1961;
Custo total das instalações cerca de 10.131.000$00;
Área coberta: 3450 metros quadrados;
Superfície de pavimentos: 5340 metros quadrados"
in Novas Instalações de Escolas Técnicas e Liceus a inaugurar em Abril e Maio de 1961, MOP-JCETS