Âmbito e conteúdo
Anteprojeto constituído por peças escritas e peças desenhadas (volumes n.º 219 e 220).
O volume n.º 219, com a seguinte indicação na capa "1.º Ante-Projeto; terreno da Câmara; Prejudicado", inclui: estimativa de custo e 9 peças desenhadas compostas por: planta geral, plantas cortes e alçados.
O volume n.º 220, com a indicação na capa "Ante-projeto 1953", para o mesmo terreno, com alterações ao anteprojeto anterior inclui: memória descritiva e justificativa; apreciação exaustiva do ante-projeto; estimativa de custo e 8 peças desenhadas, nomeadamente: planta de localização; planta geral; plantas, cortes e alçados.
São visíveis alterações em planta entre as duas propostas apresentadas.
Notas
A Escola Industrial e Comercial Brotero estava inicialmente instalada num edifício que pertenceu ao antigo Convento de Santa Cruz, meio arruinado. Para a construção de um edifício novo, fora escolhido um terreno no Bairro do Calhabé, no Casal das Vilas-Boas. O terreno deveria ter sido adquirido por expropriação judicial, mas tal não sucedeu devido ao elevado valor fixado para o terreno. Fora escolhido novo terreno a poente da Praça, entre o Liceu Infanta D. Maria e o estádio de Coimbra.
Informação complementar
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=22428