Website escola
http://www.agrupamento-fajoes.pt/
Âmbito e conteúdo
Processo constituído por projeto de arquitetura.
Notas
Informação retirada do site da escola (http://www.agrupamento-fajoes.pt/?v=0&idperfil=&m=580&tp=1):
"Em abril de 1974, por despacho do então ministro da educação, Prof. Veiga Simão, foi criado o Ciclo Preparatório de Fajões (Secção da Escola Preparatória Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis). Este entrou em funcionamento em outubro de 1974, em instalações provisórias num edifício arrendado, no lugar da Cruz, com cerca de 90 alunos. Foi então presidente do Conselho Diretivo o prof. Romeu António Veloso Nogueira.
Em 1980, tornou-se autónoma como Escola Preparatória de Fajões.
No ano letivo de 1982-83, tendo como presidente do Conselho Diretivo o Prof. António Rebelo da Costa, a Escola Preparatória de Fajões começou a funcionar nas suas instalações definitivas, as atuais, já com o 7º ano de escolaridade. Em 1985, foi transformada em Escola C+S a lecionar, além do ciclo preparatório, o Curso Unificado até ao 9º ano. Em 1996, tomou a designação de Escola E. B. 2,3 de Fajões, estando matriculados, do 5º ao 9º ano, 990 alunos. Era então presidente do Conselho Executivo a Prof. Maria Adília Rebelo Correia.
No ano letivo 2002-03 foi criada a Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de Fajões, abrangendo estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar ao 3º Ciclo, das freguesias de Cesar, Fajões e Macieira de Sarnes, tendo como presidente o Prof. Francisco Bernardo. A escola E.B. 2,3 de Fajões tornou-se a Sede do Agrupamento de Escolas de Fajões.
Foi considerado Território Educativo de Intervenção Prioritária de 2ª geração (TEIP2) no âmbito do Despacho Normativo nº 55/2008, de 23 de outubro, do Ministério da Educação.
No ano letivo 2009-2010, sob a direção do Prof. Octávio Soares, passou a lecionar o ensino Secundário, regular e profissional, e a designar-se Escola Básica e Secundária de Fajões.
Fruto da reestruturação da rede escolar e da agregação de Agrupamentos, passou a ser sede de um Agrupamento que integrou todos os estabelecimentos do, até aqui, Agrupamento de Escolas de Carregosa, abrangendo cinco freguesias (Cesar, Fajões, Macieira de Sarnes, Carregosa e Pindelo) e tendo como Diretor o Prof. António Camilo Silva.
Atualmente apresenta uma oferta educativa e formativa diversificada que engloba todos os níveis e ciclos de ensino, bem como o ensino profissional, promovendo o percurso sequencial e articulado dos alunos."
Projeto(s) associado(s) a esta escola:
Projeto, 1977, Construído
Estudo(s) normalizado(s) associados a esta escola:
Estudo Normalizado para a Escola Preparatória do Ensino Secundário. Anteprojecto. MOP-JCETS. 1968