PT | EN  
   HOME      PROJECT      TEAM      DATABASE      CONFERENCE      OUTCOMES      GALLERY      CONTACTS   


Coordenadas
Latitude 38.757778
Longitude -9.136083
Morada/Localidade
R. Marquês Soveral
Lisboa
Condição atual
Em funcionamento

Website escola
http://aealvalade.edu.pt/

Website parque escolar
http://www.parque-escolar.pt/pt/escola/096

Designação original
Liceu Padre António Vieira

Designação actual
Escola Secundária Padre António Vieira

Outras designações
Liceu Masculino de Alvalade
Liceu Masculino Padre António Vieira

N.º Referência
002110617
Distrito/Concelho
Lisboa / Lisboa
Série
Liceu


Datas dos projetos
1961
Datas extremas dos projetos
1958 a 1961


Âmbito e conteúdo
Processo constituído por anteprojeto e projeto.

Notas
O Liceu Padre António Vieira foi construído no novo Bairro de Alvalade.
Em 1945, após Etienne de Groër ter definido as grandes linhas de desenvolvimento para a cidade de Lisboa, foi aprovado o Plano de Urbanização a Sul da Avenida Alferes Malheiro (actual Avenida do Brasil) da autoria do Arquiteto Faria da Costa.
O Bairro de Alvalade baseou-se neste plano e foram definidas 8 células resultantes da estrutura viária principal, assumidas como unidades de urbanização distintas, separadas entre si pelas vias que lhe davam servidão.
Cada uma das células era organizada em torno de um equipamento escolar. Foram construídas 5 escolas primárias: a Escola Técnica Elementar Eugénio dos Santos (projeto do Arquiteto José Costa Silva), o Liceu Feminino da Rainha Dona Leonor (projeto do Arquiteto Augusto Brandão) e o Liceu Masculino Padre António Vieira (projeto do Arquiteto Ruy Jervis d'Athouguia). O Arquiteto Ruy d'Athouguia é também autor do projeto das escolas primárias das células 7 (Bairro de São Miguel) e célula 8 (Rua Teixeira de Pascoais).
Para a construção deste liceu foi destinado um terreno que se verificou não ser propício ao fim em vista, pois apresentava na diagonal, um desnível brusco da ordem dos 14 metros. Como confinava com uma zona verde, permitiu ao arquiteto deslocar o edifício do local previsto, de maneira a evitar o aludido desnível.
Estudou-se depois o arranjo urbanístico da zona de maneira a obter um enquadramento adequado.
O terreno fica situado num ponto dominante o que permitirá, com o enquadramento vegetal proposto, que o grande corpo de aulas, com o seu volume simples e ritmado se destaque como perspetiva de verdadeiro interesse urbano.
As circulações interiores estão resolvidas com base num único núcleo de comunicação constituído por uma galeria na zona de serviços comuns, desenvolvidos num só piso e por uma rampa no corpo de aulas, que tem 4 pisos.
Os vários serviços estão de acordo com o programa, distribuídos com a maior independência e localizados relativamente uns aos outros de maneira a que o conjunto resulte funcionalmente o mais correto possível.
Assim o edifício distribui-se por três blocos autónomos que comunicam entre si: o corpo das salas de aula, o corpo da Entrada principal e o corpo da Educação Física.
O problema da iluminação e da proteção solar das aulas é resolvida com a existência de estores metálicos como elemento difusor e uma laje protetora da maior parte do envidraçado.
Início da obra: 1962-02-05;
Conclusão: 1965-10-01;
Custo total das instalações: cerca de 12 500 contos;
Área do terreno: 22 345 metros quadrados;
Área coberta: 3 766 metros quadrados;
Superfície de pavimentos: 8 851 metros quadrados.

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=25591 (site consultado a 04-07-2017)

Legislação
Decreto-Lei n.º 45636, de 31 de Março de 1964

Projeto(s) associado(s) a esta escola:
Ante Projeto, 1958, Construído
Projeto, 1961, Construído




Logo
Logo   Logo   Logo   Logo   Logo   Logo   Logo   Logo   Logo